Defina sua Profissão!

 

 Definindo a Profissão
  
 Na hora de escolher a profissão ou carreira, o estudante deve escolher com segurança!
 
Ao terminar o Ensino Médio o jovem geralmente tem a dúvida do que fazer em seguida. Não sabe se escolhe um Curso Técnico ou um Curso de Graduação, ou ainda de faz alguma especialidade. A melhor escolha sempre, na medida do possível é a continuação dos estudos.Aproximando-se dos meses que antecedem os vestibulares e o Enem, a angústia e ansiedade tomam conta da maioria dos estudantes que ainda não fizeram a escolha da profissão ou carreira a seguir. Em meio aos conflitos interiores comuns nesta fase, os jovens buscam sites como o Vestibular1, que tem anos de experiência, trazendo informações, artigos e opiniões de profissionais da área, a fim de que solucionem o seu “dilema”.A escolha de uma profissão é um momento decisivo na vida de um jovem e ele raramente está preparado para lidar sozinho com este momento de forma tranquila. Ciente dessas características o Vestibular1 desenvolveu o Guia de Como Escolher a Profissão, além de artigos, testes que buscam auxiliar ao vestibulando na tarefa delicada de escolher uma profissão ou carreira. Além disso desenvolve também atividades de Orientação Educacional, Orientação Emocional e preparação para a inserção no Ensino Superior.

O momento de escolha profissional envolve uma série de reflexões como já abordamos em artigos anteriores, e considerando a relação com o mercado de trabalho, podemos incluir mais pontos importantes como por exemplo as pessoas que conhecemos que já obtiveram sucesso em suas profissões. Há jovens que desde a infância tem o sonho de seguir determinada profissão, seja por relações familiares ou por fascínio pela carreira.

Escolher, de forma consciente, madura e responsável pressupõe conhecer. É preciso ter informações sobre determinado assunto para que se possa fazer uma escolha refletida. Com a profissão não é diferente. O mercado de trabalho é um item importante na análise, mas não é o fundamental. As carreiras que aparentam ser altamente rentáveis e plenas de glamour, como as de artistas, são de quase impossível acesso, para cada ator de sucesso que brilha em grandes TVs ou filmes, há milhares de outros que nunca conseguirão sobreviver dignamente de sua profissão, a cada músico ou cantor corresponde uma legião de aspirantes de final de semana; é necessário um talento enorme, uma dedicação absurda e uma sorte desmesurada para sair-se medianamente bem nesta profissão ou carreira.

Ficar atento ao mercado de trabalho é importante se considerarmos que o jovem tenha uma noção dos profissionais que estão sendo buscados no mercado aliado ao interesse que ele tenha naquela área específica, e não somente fazer a escolha baseada nas profissões em alta, que podem inclusive gerar uma frustração futura.

A escolha da carreira mais assertiva se dá com um processo de orientação vocacional bem feito, associado a pesquisas para conhecer as profissões de maior interesse e entrevistas com estudantes e profissionais da área. É claro que as profissões almejadas devam ter alguma perspectiva econômica e financeira, o que definirá a sua viabilidade, lembrando que em qualquer carreira haverá empregabilidade e possibilidade de sucesso, dependendo muito do próprio estudante, de sua formação, de sua dedicação aos estudos, de sua identidade com a profissão, de sua disposição para manter-se sempre atualizado.

Concluindo, o nosso Guia de Como Escolher a Profissão, vai orientar você a escolher uma profissão sabendo que é fundamental que saiba, de si mesmo e também do mundo das profissões, conhecendo seus gostos, preferências, habilidades, e seus limites. Acesse e confira esta importante ferramenta que vai te ajudar na escolha.

Acesse: Guia de Como Escolher a Profissão

Veja também:
Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões
Profissão: uma decisão de vida

 

Vídeo aulas grátis no Vestibular1

Confira:
A melhor maneira de estudar!
Controle Emocional!
Quando os Testes Falam Demais
Pais que São um Sucesso

Novidades e Notícias do Enem e sobre Vestibular no Vestibular1
Encontre tudo sobre o Enem e sobre o vestibular em um só Lugar, Vestibular1! Revelando todos segredos, as notícias e novidades do Enem e de vestibulares Acesse o site:www.vestibular1.com.br/enem

Cursos exclusivos online para você fazer pela Internet:
PROGRAMAÇÃO: ASP, Delphi, Dreamweaver CS3, Dreamweaver MX, HTML, Java, Lógica, PHP + MySQL, VB.Net, Visual Basic 6.
INFORMÁTICA: Access 2007, Access XP, Auto CAD, Computação, Excel 2000, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano. PROFISSIONALIZANTES: Administração, Administração do Tempo, Contabilidade, Direito do Consumidor, Empreendedorismo, Falar em Público, Gestão em Conflitos, G. de Pessoas em Escolas, Investimento em Bolsa, Liderança, Motivação Produtividade, Publicidade, Recrutamento e Seleção, Técnicas de Negociação, Técnicas de Vendas, Telemarketing.
LINGUA ESTRANGEIRA: Photoshop, Photoshop CS3, EDUCAÇÃO, Leitura Dinâmica, Métodos Pedagógicos, Motiv. a Leitura e a Escrita, TDAH.
ANIMAÇÕES E DESIGN: 3D Studio, Corel Draw, Firework CS3, Fireworks MX, Flash CS3, Flash MX, Excel 2007, Excel XP, Hardware, Informática, Internet Explorer, Linux, Linux – Ubuntu, MS Project, Open Office Writer, Open Office Calc, Oracle, Power Point 2000, Power Point 2007, Power Point XP, Redes, Segurança na Internet, SQL Server, Windows 7, Windows Server, Windows Vista, Windows XP, Word 2000, Word 2007, Word XP.

Visite o site com todos esses cursos: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Equipe do Vestibular1

www.vestibular1.com.br

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: